segunda-feira, 17 de março de 2008

Boletim da Secretaria de Assuntos Educacionais da Apeoesp - Filosofia, Sociologia e Psicologia

UM DURO GOLPE CONTRA AS CIÊNCIAS HUMANAS. EXCLUSÃO DE SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA DO ENSINO E REDUÇÃO DAS AULAS DE FILOSOFIA.


Neste começo de ano o governo Serra/Maria Helena, deu um golpe duríssimo nas Ciências Humanas, ao excluir da grade curricular as disciplinas de Sociologia e Psicologia e ao reduzir as aulas de Filosofia. Este ato provocou o desemprego imediato de cerca de mil e duzentos professores, sem contar os efetivos que ficaram adidos sofrendo em conseqüência redução salariais.

Em reuniões com entidades a Coordenadora de Currículo Maria Inez Fini, afirmou que deverá realizar uma conferência sobre currículo ainda no primeiro semestre e que na área de humanas, só é possível entrar uma disciplina se for excluída outra, o que expressa a política desse governo de colocar professor para brigar com professor o que em nossa opinião é um grande absurdo.

Como resposta a esta atitude deste governo neoliberal, durante esse ano iremos redobrar os esforços na luta pela obrigatoriedade da Sociologia e da Filosofia e pelo retorno da Psicologia à matriz curricular, pois entendemos que a conquista da obrigatoriedade em nível nacional não pode ser ignorada pelo governo do Estado de São Paulo. A obrigatoriedade da Filosofia, da Sociologia e da Psicologia, possibilita o desenvolvimento de um trabalho pedagógico, que potencializa o instrumental crítico dos alunos, visando a sua formação plena na perspectiva destes tornarem-se cidadãos ativos com ação consciente na vida social do país, voltada para a superação da realidade vigente.

IX – Encontro de Filósofos, Sociólogos e Psicólogos será no dia 29 de Março

Na reunião do Coletivo realizada no dia 10 de março, vinte e sete professores presentes decidiram pela realização do IX Encontro no dia 29 de março, para podermos potencializar a luta em São Paulo, tanto do ponto de vista organizativo, como do ponto de vista da mobilização. Nesse encontro teremos como tema: “Os avanços e Retrocessos na Luta pelo Ensino de Filosofia, Sociologia e Psicologia Brasil e no Estado de São Paulo”, Concepção de Escola, Currículo e Ensino Médio. O Encontro será na Casa do Professor das 9 às 17 horas.

O encontro deverá também aprovar um plano de lutas com objetivo de realizar atividades de mobilização pelo retorno destas matérias à matriz curricular das escolas paulistas.

Abordagem das contra-reformas na Educação Pública Paulista


“As coisas precisam mudar um pouco para continuarem as mesmas”
Fala do Príncipe Siciliano durante a unificação italiana (1860)
“O Leopardo”, de Luchino Visconti (1963)


A citação do filme “O leopardo”, de Luchino Visconti, cineasta italiano, companheiro de Antonio Gramsci, (inspirado na obra “O Gato Pardo de Giuseppe de Lampedusa”), para compreender a contra-reforma educacional aplicada pelo governo do PSDB, Serra e sua Secretária de Educação, Maria Helena: o significado das 10 metas (em especial, a de redução de 50% da repetência no Ensino Médio e a política de reajuste por merecimento), o pacote implementado no ano anterior por conta das mobilizações de 24 de Agosto (antecipação do Bônus, projeto de licença Prêmio em pecúnia) e em especial a ofensiva do Governo Serra/Maria Helena sobre a educação no final do ano, por meio de decretos que excluem disciplinas, reformulam o currículo em uma perspectiva conservadora, neoliberal e atacam a autonomia dos professores e conselhos gestores.
As competências e habilidades lembram-nos técnicas behavioristas, que cabe mais observar posturas e reflexos condicionados que se esperam dos estudantes, em uma avaliação externa a ser aplicada e gabaritada por estes. Ao invés de corrigir, estas avaliações externas são utilizadas para Punir (e Vigiar se os professores e estudantes cumprem a imposição da SEE), e não corrigir os erros causados pelos desmandos e aventuras de governos anteriores. O objetivo é claro: causar mais lucros para o capital, formar força de trabalho a mais barata e flexível possível, sem consciência de classe e de direitos sociais.
Deste modo, apresenta com “nova roupagem”, sua “velha política”: A intenção de fragmentar e desregulamentar as profissões, a ciência, os saberes. Na visão de uma ideóloga tucana da educação, Guiomar Namo de Melo, que apresentava em seu livro a crítica à visão “espontaneísta” da educação, e posteriormente assumida pela mesma – no projeto expresso em Rose Neubauer (1995-2001) e atualmente, em Maria Helena, o professor é apenas um “orientador”, um “facilitador”. Portanto, o jornal do aluno por si só basta, o estudante é capaz por si só de aprender. Ao professor, basta, facilitar ao aluno o uso do Jornal.
Aos sindicatos dos professores, funcionários de escolas, gestores (junto aos setores organizados) e progressistas do Estado, urge a reorganização dos Fóruns em defesa da escola pública, com a seguinte pauta:
1 - Por uma escola pública de qualidade para os filhos da classe trabalhadora.
2 - Atualização/elaboração do um Plano Estadual de Educação, com a participação dos setores organizados, retomando a autonomia e democracia participativa dos fóruns em defesa da escola pública paulista: resgatar os acúmulos dos CONEDs;
2 - Reforma do Ensino, em especial do nível médio, que carece de uma visão mais orgânica, que articule formação geral, clássica, humanística, critica, com o profissional e técnico, oferecido com qualidade para todos – sem cursos aligeirados, semi-presenciais, tele-aulas, que enriquecem os parceiros privados e não formam o estudante com a qualidade necessária. O ensino e o conteúdo, devem relacionar-se com o trabalho e a formação, mas sem reduzir-se a este, como simples “competências e habilidades”. Por uma educação emancipadora, crítica, que vá além do interesse do capital, da inclusão acrítica dos estudantes no mercado excludente;
3) Reforma curricular, que amplie a carga horária, a formação dos estudantes com conhecimentos, mais do que competências e habilidades, mas que garantam a formação profissional e propedêutica, com o acesso dos estudantes a conhecimentos de Sociologia, Psicologia, entre outros.

COLETIVO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA DA APEOESP

Comissão de Elaboração: Paulo Neves, Celso Torrano, Aldo Santos, Ângela e Kennedy
Secretaria de Assuntos Educacionais e Culturais
Praça da República, 282 -(11) 3350 6002 - (11) 3350 6031 educ@apeoesp.org.br

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